Os alérgenos mais comuns são: poeira, ácaro, poluição e fungos. No frio, a sensibilidade aos ácaros piora porque a limpeza das vias aéreas fica prejudicada.
Um terço da população brasileira tem alergia, a maior parte respiratória ou alimentar. Ela pode aparecer em qualquer momento da vida. O ácaro vira um gigante para quem tem alergia respiratória, principalmente no inverno. O alergista Carlos Perini participou do Bem Estar desta segunda-feira (24) para falar sobre ácaros. Já o otorrinolaringologista Jamal Azzam deu dicas para evitar nariz entupido, tosse, dor de ouvido nesse tempo seco.
Os alérgenos mais comuns são: poeira, ácaro, poluição e fungos. No frio, a sensibilidade aos ácaros piora porque a limpeza das vias aéreas fica prejudicada. Ambientes fechados e cheios, tempo seco e mudança brusca de temperatura também favorecem a transmissão de vírus e proliferação de agentes infecciosos. Rinite e asma são as campeãs e podem levar à pneumonia, sinusite, faringite e irritação da garganta.
Prevenção
Para não sofrer tanto no outono e inverno, os alérgicos podem tomar algumas atitudes: lavar e deixar no sol as roupas de frio que estão guardadas há muito tempo; não esquecer de tomar água; lavar cobertas, deixar a janela do quarto aberta para ventilar e com luz solar; aumentar a higiene dos bichos de estimação e alimentação balanceada, rica em vitaminas.