O otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam deu algumas dicas simples que devemos seguir no período mais quente do ano para manter a saúde nasal em dia.
Os problemas nasais são geralmente associados ao clima frio. No verão, porém, nós também devemos nos preocupar em cuidar do nariz, evitando crises de rinite e sinusite – quem sobre desse mal sabe a importância de manter a região do nariz e garganta sempre saudáveis.
Para a Bons Fluidos, o médico otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam deu algumas dicas simples que devemos seguir no período mais quente do ano. Começando pelo consumo em excesso de alimentos gelados, como o sorvete ou bebidas com muito gelo, por exemplo. Segundo o especialista, este costume pode prejudicar o seu nariz ocasionando coriza, espirros, catarro amarelado ou, até mesmo, entupindo-o.
DICAS PARA PARA MANTER SEU NARIZ SAUDÁVEL NO VERÃO
Use sempre soro fisiológico para umedecer e limpar o nariz. Faça lavagens nasais com soro fisiológico usando um frasco de lavagem nasal, pois isso proporciona uma limpeza com alto volume e baixa pressão. É o mais indicado atualmente na medicina e o melhor recurso atual. Inalações somente com soro fisiológico também são muito bem-vindas.
Jamal também indica que, se você estiver com catarro, por exemplo, que tome muito líquido para que ele não fique extremamente grosso. Assoar o nariz fortemente enquanto ele está entupido, pois, isso pode gerar otites.
Atenção com o ar condicionado!
O ar condicionado é visto como um aliado durante o verão, mas a exposição em excesso pode ressecar ou entupir seu nariz, gerar crises de rinite e sinusite, causar dores de garganta, tosse e atacar, ou causar asma.
Ao ligar o ar condicionado, inicie em uma temperatura não muito baixa, como, por exemplo, 24 graus, e diminua progressivamente 1 graus a cada 5 minutos, chegando ao mínimo de 21 graus. Em seu carro mantenha o filtro do ar condicionado sempre em dia.
Não entre e saia constantemente de ambientes com ar condicionado, especialmente se estiver muito calor. Esta prática pode gerar inflamações e infecções.