O cantor Wesley Safadão foi internado na última segunda-feira (18) após sofrer uma crise aguda de sinusite. O cantor passou a noite em um hospital de Fortaleza, no Ceará, e recebeu alta na manhã desta terça-feira.
Segundo a assessoria de imprensa do cantor, Wesley já está se recuperando e deve cumprir a agenda de shows normalmente.
A seguir, entenda os casos em que uma doença comum como a sinusite pode se agravar.
O que é sinusite?
A sinusite é uma inflamação na região dos seios da face, que é oca e responsável pelas secreções. “Em alguns casos, a comunicação entre o nariz e essa parte é obstruída ou prejudicada. Então, a secreção que deveria sair fica retida e a inflamação surge”, explica o otorrinolaringologista Jamal Azzam.
Entre as causas mais comuns estão formações anatômicas, como desvios do septo, crescimento de adenoides, de pólipos, gripes e resfriados, ou rinites alérgicas e asma.
Tipos de sinusite: crônica e aguda
Existem dois tipos de sinusite: a aguda, como a desenvolvida por Safadão, segundo confirmou sua assessoria de imprensa, e a crônica.
A sinusite aguda é caracterizada por apresentar os sintomas clássicos da condição, como secreção amarelada, dores de cabeça, febre, coriza, perda de apetite e dores musculares. O quadro pode ser bastante incômodo e incapacitante.
Já na crônica, o quadro é sinalizado quando o paciente apresenta os mesmos sintomas, menos alteração na temperatura corporal e dores nos seios da face.
Quando sinusite pode ser grave?
A sinusite não tratada pode evoluir para quadros mais graves de saúde. Um dos mais preocupantes é a meningite bacteriana, uma inflamação aguda da meninge, membrana que cobre o cérebro e medula. O problema pede atenção, pois pode levar à morte ou causar sequelas como surdez, paralisia e epilepsia.
Outros quadros que podem surgir como complicação da sinusite são a osteomelite, que é uma inflamação dos ossos, e a celulite infecciosa, acometimento bacteriano da pele, e até migração das bactérias para o cérebro.
Esta última condição foi a que acometeu a modelo Renata Banhara, que sofreu infecção cerebral causada por uma sinusite silenciosa após um canal no dente infeccionar.
Quando ir ao médico?
Devido ao risco de complicações, deve-se ficar atento aos sintomas de sinusite que servem de alerta, como dor de cabeça persistente por mais de duas semanas, mal-estar generalizado, sangramento pelo nariz, febre e secreção esverdeada ou amarelada.
Tratamento para sinusite
Em alguns casos raros e mais graves, a sinusite requer intervenção cirúrgica para ser sanada. Em 2016, a cantora Roberta Miranda foi internada e operada devido ao problema.
“As cirurgias são incomuns e os critérios são individualizados e levados em consideração especialmente quando o paciente não responde aos tratamentos clínicos exaustivos. Ela geralmente funciona como uma limpeza. É possível remover pólipos, abrir os seios da face e retirar as secreções acumuladas e também já resolver as causas, caso elas sejam anatômicas, como, por exemplo, corrigindo o desvio de septo ou retirando as conchas nasais e a adenoide”, diz Azzam.
No entanto, o paciente costuma responder bem aos tratamentos convencionais, que incluem uso de antibióticos e anti-inflamatórios – junto a um acompanhamento médico. Também é indicado o irrigamento da região com soro fisiológico.