O ronco é incômodo, atrapalha o sono alheio e o próprio, além de poder indicar alguma doença ou mal funcionamento do corpo. Você já parou para pensar de onde vem o seu ronco ou o que causa a sua apneia do sono? Neste vídeo, o nosso colunista, Dr. Jamal Azzam, fala um pouco sobre esses dois fenômenos e o que pode causá-los. Confira!
“Apneia do sono e ronco, uma situação que é claramente subestimada pela população e que merece muita atenção, em função de várias situações e complicações que podem acontecer e nós vamos falar sobre isso agora.
Apneia do sono significa parar de respirar enquanto a pessoa está dormindo, é uma doença, não sabemos porque a pessoa desenvolve essa doença.
A pessoa para de respirar repetidas vezes e por tempos prolongados, e isso faz com que o sistema respiratório e o sistema cardiovascular sejam afetados. Fragmenta-se o sono com micro ou até despertares repetidos 10, 20, 30 vezes durante a noite ou mais e a pessoa acorda cansada, dor de cabeça, o dia inteiro com sono, esta situação reflete também em prejuízo no desenvolvimento profissional, educacional, diminui a concentração, e a pessoa está sempre cansada e com sono.
Sabe aquela pessoa que parece preguiçosa, o dia inteiro assim? Essa pessoa pode ter apneia do sono em ronco. Então roncar todos os dias nunca é normal e o ronco é o principal sinal de apneia do sono.
É necessário procurar um médico para investigar, fazer os exames necessários e iniciar o tratamento, uma vez que a apneia do sono pode complicar com hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, como dissemos, prejuízos no desenvolvimento profissional e até educacional.
O tratamento é individualizado, em alguns pacientes existe até uma cirurgia que é feita tanto em nariz quanto em garganta e/ou não necessariamente nos dois, mas naturalmente em casos muito bem escolhidos e determinados, existe aquele aparelho de pressão que a gente chama de CPAP ou até aparelhos dentários. O importante é saber que a apneia do sono e ronco é uma doença, e merece então a atenção e tratamento.”